sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Saramandaia

Gente, esbarrei nuns vídeos da novela Saramandaia. Era uma novela da Globo - antes que me perguntem, passou antes de eu nascer - que tinha esses personagens, cada um com um "só que".

Isso me fez pensar em umas possibilidades. A maioria dos personagens tem alguma esquisitice, mas elas tiveram variações diferentes no tempo. Por exemplo, tem um cara que tem formigas saindo constantemente do nariz, e ele encara isso como uma coisa normal, tipo uma alergia. Tem outros personagens cuja esquisitice demorava pra aparecer, tinha um mistério cercando, tipo um que virava lobisomem e outro que tinha asas.

Outras esquisitices eram ligadas a fatos específicos. Tipo a personagem da Sonia Braga cada vez que ficava excitada pegava fogo, ou o seu Cazuza, cujo coração saía pela boca quando ficava nervoso. Já outros levaram a sua esquisitice perto de uma normalidade ao longo da novela, mas isso mudava no final. Por exemplo a Dona Redonda (Wylza Carla) era uma mulher obesa, que no último capítulo explodia, gerando um terremoto na cidade.

Achei que pensar nessas variações em relação ao tempo e às coisas que geram a esquisitice podem ser legais quando pensarmos na construção de eventos e relações.

Lembrei também de uma coisa que o Ricardo tinha falado quanto aos personagens do livro, que, mesmo que as esquisitices sejam tratadas com equivalência, na prática as implicações físicas são muito diferentes (é muito diferente ter um olhar fixo e ser uma ostra). Aqui também há uma diferença grande entre ser obesa e virar lobisomem. Sei lá, acho que dá pra pensar nisso.

Embedei uns vídeos aí embaixo:


Seu Cazuza



Zico Rosado



Aristóbulo



João Gibão



Dona Redonda


Nenhum comentário:

Postar um comentário